top of page
Rock! and Hostel

Posts em Destaque

Receba as Novidades!

Parabéns! Sua assinatura foi concluida

Recentes

Buscar

Fundação Zoo-Botânica de Belo Horizonte: natureza e lazer num passeio único em Brasil

  • ramonaraujomiranda
  • 19 de fev. de 2015
  • 3 min de leitura

Localizada na bonita região da Pampulha, um dos principais pontos turísticos de Belo Horizonte, fica a sede da Fundação Zoo-Botânica, onde você pode visitar o Jardim Zoológico e o Jardim Botânico da capital mineira. Uma imperdível opção pra não perder na sua visita à BH.

A sede da Fundação Zoo-Botânica

A fundação foi criada em 1991 como núcleo de preservação e conservação de flora e fauna. A proposta é que você experimente uma integração direta com o meio ambiente. O prédio do Zoo tem 1,4 milhão de m² com quase 3 mil animais de 250 espécies do Brasil e do mundo tudo entre aves, répteis, mamíferos e peixes. Anualmente é visitado por cerca de 1 milhão de pessoas que ficam curiosas pelas diversas atividades e projetos educativos, científicos e culturais, além da preciosa diversidade animal e vegetal, e o primeiro borboletário público da América do Sul.

No Jardim Botânico você encontra lagos com espécies aquáticas e recantos para repouso e lazer. Pode conhecer a flora brasileira da Mata Atlântica, Caatinga e Campo Rupestre, e também o Jardim de Plantas Medicinais, Aromáticas e Tóxicas. Imagine, são 3.500 espécies de plantas exibidas em todo o complexo!!!

Jardim Botânico de Belo Horizonte

O Parque Ecológico estimula a prática esportiva. Você pode utilizar equipamentos de ginástica, pistas de caminhada e também fazer uso gratuito de uma das 31 bicicletas a disposição. A ideia, inspirada no “Plano das Bicicletas Brancas” de Amsterdam, propõe estimular nos visitantes a responsabilidade, segurança, respeito pelo coletivo, além de estimular a educação ambiental, educação patrimonial e educação para o trânsito.

Múltiples atividades numa intereção única com a natureza

Nas noites de lua cheia, a Fundação Zoo-Botânica de Belo Horizonte desenvolve o projeto Expedição Coruja. Você tem a chance de conhecer o comportamento noturno dos animais do Jardim Zoológico, como tigre, leões, onças, lobos, tamanduás-bandeira, répteis, além do mascote do projeto, o corujão orelhudo.

Outra das opções é o Borboletário, que anualmente recebe cerca de 20 mil pessoas, e tem planejada uma reforma para ser capaz de receber 60 mil. Inaugurado em 1996, foi o primeiro aberto ao público no Brasil. Conta com um vivero, laboratório, auditório com capacidade para 20 pessoas, e um horto onde brotam as plantas que alimentam os animais.

A infraestrutura é composta ainda por auditório, espaços de exposição lúdicos, jardins, laboratório, lagoa marginal, lanchonete e lojinha. Ao visitar o Aquário, o público terá a oportunidade de conhecer novas espécies de peixes e obter informações sobre o “Velho Chico”. Entre os destaques da ictiofauna do Rio São Francisco que poderão ser conhecidos e apreciados no novo espaço estão surubins, dourados, curimatãs, matrinxãs, piaus, pacamãs, cascudos, lambaris, mandis, piranhas, pacus, curimbas, piabas e pirambebas, dentre outros.

O Aquário Bacia do Rio São Francisco ocupa uma área de 3000m², com 22 tanques, dando um total de mais de 1 milhão de litros de água, representando o rio São Francisco com exibição de espécies em cativeiro.

O prédio também conta com o Jardim Japonês, inaugurado em 2008. Um ambiente contemplativo que busca integrar o ser humano com a natureza. Não surpreende que a média anual de visitantes seja de mais de 50 mil, pois a riqueza arquitetônica, paisagística, artística e religiosa vale a pena.

zoo botanica-20140820232857.jpg

Pode programar uma visita para às unidades da Fundação Zoo-Botânica.

O Parque Ecológico da Pampulha funciona às sextas, sábados e domingos das 8h30 às 17h. O Jardim Zoológico e o Jardim Botânico estão abertos de terça a domingo das 8h30 às 16h. E o Aquário da Bacia do Rio São Francisco funciona de terça a domingo, das 9h às16h.

Pode conferir mais informação no site oficial fazendo click aqui.

Belo Horizonte, mistura de tradição e modernidade, natureza e cidade, é um dos pontos turísticos com maior crescimento nos últimos anos. Descubra BH acompanhado pelo melhor anfitrião da capital mineira: o Rock! and Hostel.

Vem pra Minas, Vem pro Rock!

 
 
 

Comments


Tags

Siga o Rock!

  • Facebook Basic Square
  • Google+ Basic Square

.

bottom of page