Inhotim: Tudo Sobre o Incrível Museu de Brumadinho
- ramonaraujomiranda
- 22 de ago. de 2014
- 3 min de leitura
Instituto Inhotim
Você já ouvui falar do Instituto Inhotim? Pois bem, o Rock! and Hostel Belo Horizonte apresenta neste artigo o Centro de Arte Contemporânea Inhotim. Trata-se, atualmente, do maior centro de arte ao ar livre da América do Sul e abriga mais de 400 obras em seu espaço, um parque repleto de verde e jardins deslumbrantes. Se você ainda não o conheceu pegue um papel e uma caneta e coloque este passeio no topo da sua lista das próximas viagens! Nesta publicação temos como objetivo apresentar o Instituto e trazer as informações essenciais para quem planeja visitá-lo.

Situado no município de Brumadinho, Minas Gerais, (que fica a 60km da capital Belo Horizonte) o Museu do Inhotim é um dos principais atrativos turísticos do estado de MG. Todo ano milhares de turistas brasileiros e extrangeiros vem às terras mineiras para visitar o parque. O museu está situado em uma enorme fazenda de posse de Bernardo Paz, magnata da mineração e colecionador de artes. Cerca de 100 hectares da fazenda foram destinados à visitação, porém a sua área, bem como as instalações, estão sendo gradualmente expandidas.
Além do Museu, a fazenda abriga um Jardim Botânico, um dos maiores do Brasil, com mais de 4.000 espécies nativas e exóticas e 5 lagos deslumbrantes. Projetado para ser mais que um museu, o parque inevitavelmente irá te encantar, seja você leigo ou apreciador do universo da arte contemporânea.
É um museu diferente e surpreendente. As obras estão dispersas pela enorme área do parque, sejam em instalações ao ar livre, sejam em edificações espalhadas pelo verde. É aconselhável vestir um calçado confortável porque a caminhada é inevitável e deliciosamente prazerosa. Os caminhos para conhecer as instalações e as obras são muito bonitos, repletos de jardins meticulosamente desenhados. Os mais conhecedores do espaço dizem que é preciso três dias de visitação para dar conta da totalidade das obras. Mas se você tem apenas um ou dois dias, não se preocupe, a visita valerá a pena.
As Obras
O museu conta com obras de mais de 400 artistas. As obras, que vão desde árvores flutuantes à instalações de proporções gigantescas que envolvem tecnologia de ponta tem a incrível capacidade de tirar o espectador do seu lugar. As obras não são projetadas somente para serem apreciadas, mas sim para serem degustadas, para envolver os espectadores em sua experiência. Dentre os artistas de destaque, nacionais e internacionais, podem-se citar Cildo Meireles, Tunga, Vik Muniz, Hélio Oiticica, Ernesto Neto, Matthew Barney, Doug Aitken, Chris Burden, Yayoi Kusama, Paul McCarthy, Zhang Huan,2 Valeska Soares, Marcellvs e Rivane Neuenschwander.

Onde ficar?
Apesar de estar situado no município de Brumadinho, grande parte dos visitantes que vem ao Inhotim preferem fixar sua hospedagem em Belo Horizonte. Isso porque a capital mineira oferece muito mais opções turísticas e de lazer para quem vem de fora. Afinal, “a capital mundial dos botecos” como também é conhecida BH, é uma das cidades mais simpáticas do Brasil, repleta de museus, cultura, festivais musicais e muita coisa interessante. O Rock! and Hostel BH, situado na região da Savassi, uma das áreas mais badaladas da cidade, é uma ótima opção para você que quer mais que uma hospedagem, mas sim uma experiência. Vem pro Inhotim, Vem pro Rock! Reserve já!
Veja Também:
- Inhotim: Tudo sobre o incrível museu de Brumadinho
Comments