O circo chegou!
- ramonaraujomiranda
- 24 de nov. de 2014
- 3 min de leitura
De 26 a 30 de novembro, artistas da Itália, Dinamarca, França, Espanha, e, claro, do Brasil vão montar seu picadeiro em Belo Horizonte, onde serão as estrelas do 14º Festival Mundial de Circo.

O Festival Mundial de Circo chega à 14ª edição em Belo Horizonte. A programação contempla espetáculos da Espanha, França, Dinamarca e do Brasil em teatros, lona de circo e espaços públicos da capital mineira.
O Festival Mundial de Circo é realizado em Belo Horizonte e em cidades do interior de Minas Gerais desde 2001. Seu grande diferencial reside na diversidade e multiplicidade de linguagens e estéticas que o próprio circo oferece. Essa característica faz do Festival um evento plural, que atinge todas as idades e classes sociais
Primeiro e o maior do gênero no país, o Festival Mundial de Circo garantiu destaque na agenda dos grandes festivais de artes cênicas de Belo Horizonte já em sua primeira edição, em setembro de 2001. Recebeu o prêmio “Gentileza Urbana”, concedido pelo IAB/MG (Instituto dos arquitetos do Brasil) e ao longo de sua trajetória obteve apoio e chancela de órgãos e instituições importantes como a UNESCO, Ministério da Cultura, FUNARTE, Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais, Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, entre outros.
Em seis edições bienais e ainda em quatro edições especiais, o Festival Mundial de Circo contou com a participação de escolas, pesquisadores, artistas e grupos de diversos países e de todas as partes do Brasil.
Ao longo da sua história o Festival Mundial de Circo sofreu uma radical mudança de seus objetivos, subvertendo a conceito de evento cultural para assumir-se como atividade meio, que contribui efetivamente para a difusão e formação de público para o circo, para a preservação da memória das artes circenses e para a formação e o aperfeiçoamento de artistas e grupos da área.
Programação
Na programação vão rolar oito espetáculos:
“A Carta”, com Paolo Nani (Itália/Dinamarca); “Xuleta Mon Amour, com Gyuliana Duarte (Brasil); “Silêncio Total”, com Palhaço Xuxu – Luiz Carlos Vasconcelos (Brasil); “Entre le Zist et le Geste”, com Cia. Content Pour Peu ( França); “Jekyll On Ice”, com Paolo Nani (Dinamarca); “Piccolo Circo Teatro de Variedades”, com Circo Piccolo (Brasil); “Acrometria”, com Cia PSIRC (Espanha); “Mistero Buffo”, com Grupo La Mínima (Brasil), além de oficinas gratuitas.
Alguns dos eventos serão realizados a uma caminhada de distancia do Rock! and Hostel.
Mais informação no site do Festival Mundial de Circo.
Realização
O festival é realizado por Agentz Produções e o CIRC – Centro Internacional de Referência do Circo. O CIRC é uma organização sem fins lucrativos que tem como objetivo contribuir para a difusão e formação de público para o circo no Brasil, preservar a memória e os saberes da arte circense, promover a qualificação profissional de artistas da área e desenvolver o ensino do circo como ferramenta privilegiada de arte e educação para a cidadania.
A produção do festival investe em atividades que buscam deixar um residual nas comunidades onde atua. Este formato tornou-se fundamental para o Festival, pois conjuga atividades de caráter distinto, porém complementares. Podemos destacar alguns projetos:
1) Circulação do Festival no interior de Minas Gerais. O festival já percorreu 14 cidades do interior do Estado.
2) Projeto “Hoje é Dia de Circo” que consiste na realização de uma série de atividades circensesem escolas e praças de bairros periféricos de Belo Horizonte e cidades da Região Metropolitana;
3) Criação do CIRC – Centro Internacional de Referência do Circo: propõe investir em pesquisa e aperfeiçoamento, intercâmbio e qualificação profissional de artistas circenses de Minas Gerais e de todo o país;
4) Publicação do livro “O Circo no Risco da Arte”: uma rica contribuição para a pesquisa sobre a produção circense contemporânea;
5) Oficinas de reciclagem para profissionais: em parceria com Escolas e grupos de circo, o Festival Mundial de Circo realiza desde 2002, em períodos distintos ao evento, aulas-espetáculo, oficinas e workshops para profissionais da área.
6) Projeto Diálogos: O Projeto Diálogos tem o objetivo de colocar o circo no centro das discussões abarcando os principais assuntos pertinentes a essa área.
Fazendo palhaçadas
O evento oferece um vasto leque de atividades como espetáculos, oficinas, palestras, seminários, mostra de filmes, exposições, lançamentos de livros entre outras. Têm como principais objetivos a divulgação das artes circenses, a formação de novas platéias, o estímulo à produção circense nacional e o intercâmbio com produções internacionais. Você vai deixar passar?
Vem pra o Circo, Vem pra Minas, Vem pra o Rock!
Comments