top of page
Rock! and Hostel

Posts em Destaque

Receba as Novidades!

Parabéns! Sua assinatura foi concluida

Recentes

Buscar

O circo chegou!

  • ramonaraujomiranda
  • 24 de nov. de 2014
  • 3 min de leitura

De 26 a 30 de novembro, artistas da Itália, Dinamarca, França, Espanha, e, claro, do Brasil vão montar seu picadeiro em Belo Horizonte, onde serão as estrelas do 14º Festival Mundial de Circo.

14º Festival Mundial de Circo

O Festival Mundial de Circo chega à 14ª edição em Belo Horizonte. A programação contempla espetáculos da Espanha, França, Dinamarca e do Brasil em teatros, lona de circo e espaços públicos da capital mineira.

O Festival Mundial de Circo é realizado em Belo Horizonte e em cidades do interior de Minas Gerais desde 2001. Seu grande diferencial reside na diversidade e multiplicidade de linguagens e estéticas que o próprio circo oferece. Essa característica faz do Festival um evento plural, que atinge todas as idades e classes sociais

Primeiro e o maior do gênero no país, o Festival Mundial de Circo garantiu destaque na agenda dos grandes festivais de artes cênicas de Belo Horizonte já em sua primeira edição, em setembro de 2001. Recebeu o prêmio “Gentileza Urbana”, concedido pelo IAB/MG (Instituto dos arquitetos do Brasil) e ao longo de sua trajetória obteve apoio e chancela de órgãos e instituições importantes como a UNESCO, Ministério da Cultura, FUNARTE, Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais, Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, entre outros.

Em seis edições bienais e ainda em quatro edições especiais, o Festival Mundial de Circo contou com a participação de escolas, pesquisadores, artistas e grupos de diversos países e de todas as partes do Brasil.

Ao longo da sua história o Festival Mundial de Circo sofreu uma radical mudança de seus objetivos, subvertendo a conceito de evento cultural para assumir-se como atividade meio, que contribui efetivamente para a difusão e formação de público para o circo, para a preservação da memória das artes circenses e para a formação e o aperfeiçoamento de artistas e grupos da área.

Programação

Na programação vão rolar oito espetáculos:

“A Carta”, com Paolo Nani (Itália/Dinamarca); “Xuleta Mon Amour, com Gyuliana Duarte (Brasil); “Silêncio Total”, com Palhaço Xuxu – Luiz Carlos Vasconcelos (Brasil); “Entre le Zist et le Geste”, com Cia. Content Pour Peu ( França); “Jekyll On Ice”, com Paolo Nani (Dinamarca); “Piccolo Circo Teatro de Variedades”, com Circo Piccolo (Brasil); “Acrometria”, com Cia PSIRC (Espanha); “Mistero Buffo”, com Grupo La Mínima (Brasil), além de oficinas gratuitas.

Alguns dos eventos serão realizados a uma caminhada de distancia do Rock! and Hostel.

Mais informação no site do Festival Mundial de Circo.

Realização

O festival é realizado por Agentz Produções e o CIRC – Centro Internacional de Referência do Circo. O CIRC é uma organização sem fins lucrativos que tem como objetivo contribuir para a difusão e formação de público para o circo no Brasil, preservar a memória e os saberes da arte circense, promover a qualificação profissional de artistas da área e desenvolver o ensino do circo como ferramenta privilegiada de arte e educação para a cidadania.

A produção do festival investe em atividades que buscam deixar um residual nas comunidades onde atua. Este formato tornou-se fundamental para o Festival, pois conjuga atividades de caráter distinto, porém complementares. Podemos destacar alguns projetos:

1) Circulação do Festival no interior de Minas Gerais. O festival já percorreu 14 cidades do interior do Estado.

2) Projeto “Hoje é Dia de Circo” que consiste na realização de uma série de atividades circensesem escolas e praças de bairros periféricos de Belo Horizonte e cidades da Região Metropolitana;

3) Criação do CIRC – Centro Internacional de Referência do Circo: propõe investir em pesquisa e aperfeiçoamento, intercâmbio e qualificação profissional de artistas circenses de Minas Gerais e de todo o país;

4) Publicação do livro “O Circo no Risco da Arte”: uma rica contribuição para a pesquisa sobre a produção circense contemporânea;

5) Oficinas de reciclagem para profissionais: em parceria com Escolas e grupos de circo, o Festival Mundial de Circo realiza desde 2002, em períodos distintos ao evento, aulas-espetáculo, oficinas e workshops para profissionais da área.

6) Projeto Diálogos: O Projeto Diálogos tem o objetivo de colocar o circo no centro das discussões abarcando os principais assuntos pertinentes a essa área.

Fazendo palhaçadas

O evento oferece um vasto leque de atividades como espetáculos, oficinas, palestras, seminários, mostra de filmes, exposições, lançamentos de livros entre outras. Têm como principais objetivos a divulgação das artes circenses, a formação de novas platéias, o estímulo à produção circense nacional e o intercâmbio com produções internacionais. Você vai deixar passar?

Vem pra o Circo, Vem pra Minas, Vem pra o Rock!

 
 
 

Comments


Tags

Siga o Rock!

  • Facebook Basic Square
  • Google+ Basic Square

.

bottom of page