Festival Erro99
- ramonaraujomiranda
- 17 de nov. de 2014
- 5 min de leitura

O FESTIVAL ERRO99 – FOTOGRAFIA SEM LIMITES é o clímax de anos de experimentação com formatos populares de fomento e discussão da fotografia autoral. Formatos que agora, depois de circularem por diversos festivais de arte e cultura no Brasil, serão reunidos em um festival de rua, popular e contemporâneo, bem aqui na nossa querida Belo Horizonte.
Fotografia sem limites
Durante os dias 19 ate 22 de novembro, o Festival Erro99 irá promover, além de ações fotográficas (como o Show de Likes , a Assembléia Popular dos Pixels e o Queimão Fotográfico), palestras, exposições e workshops, todas em sintonia com propostas de transformação e democratização dos processos de fomento e produção fotográficos, e com o foco na ampliação e no fortalecimento da comunidade fotográfica de Belo Horizonte.
Um evento especial para jornalistas de texto e de imagem, fotógrafos, designers, artistas gráficos, ilustradores, pixadores, estudantes, assistentes sociais, geógrafos, historiadores, entusiastas da rua e qualquer pessoa interesada nas artes visuais.
O festival
As propostas são múltiplas e para todo tipo de audiência. Todas as atividades e exposições serão em diferentes lugares no centro e arredores, perto do Rock! and Hostel tanto para ir a pé, de carro ou de ónibus.
Show de likes: O Show de Likes é um concurso de ensaios fotográficos aberto ao público e sem taxa de inscrição em que as fotos são projetadas em praça pública e julgadas pelo público presente.
E nessa edição, com o intuito de seguir experimentando com novas propostas de curadoria, os ensaios concorrentes passarão pelo julgamento tanto de curadores quanto da platéia presente.
Os fotógrafos Pedro David e Francilins foram os convidados para a tarefa de selecionar, cada um, 8 ensaios para participarem do 7º Show de Likes e enfrentarem o julgamento do público.
Queimão fotográfico: Aberto a todos, as fotos do Queimão são leiloadas anonimamente e queimadas publicamente caso não recebam o lance mínimo de 5 reais.
Para participar basta praticar o desapego e levar uma foto impressa de sua autoria antes do início do Queimão!
Assembléia popular dos pixels: A Assembléia Popular dos Pixels, inspirada nas assembléias populares dos movimentos sociais do Brasil e do mundo, é um espaço público de DISCUSSÃO e DELIBERAÇÃO em torno da fotografia, que coloca em pauta temas muitas vezes marginalizados por festivais do gênero.
Na "App - Assembléia Popular dos Pixels" os temas são propostos, debatidos e encaminhados pelo público presente, buscando trazer à tona temas relevantes para a fotografia e o contexto social, artístico e político em que ela se insere. A "App" reúne, de maneira horizontal e democrática, fotógrafos amadores e profissionais, produtores culturais, curadores e toda e qualquer pessoa que tiver interesse em debater temas relacionados à fotografia.
Instantâneos: O INSTANTÂNEOS é um formato de palestras inspirado nas TED Talks em que fotógrafos convidados irão compartilhar suas idéias e experiências em praça pública e sem rodeios!
Serão 5 palestras de 15 minutos apresentadas por fotógrafos convidados para o festival. O evento será gratuito e na rua e contará com as participações de:
>> Raquel Brust - fotógrafa criadora do Projeto Giganto
>> Drago - integrante do coletivo selvaSP e vencedor do prêmio Esso 2013
>> Leo Drummond - membro da Nitro e autor dos livros "Os Chicos" e "Beira de Estrada"
Workshops
João Wainer: As Novas Fronteiras do Jornalismo | 21 e 22 de novembro
Implantada por João Wainer em 2010, a TV Folha é o departamento de vídeos da Folha de S.Paulo que usa a linguagem do documentário como base de suas produções.
Através do trabalho desenvolvido pela TV Folha, discutir os novos rumos da fotografia no jornalismo através da imagem em movimento; e discutir e estimular o desenvolvimento de projetos usando esse novo formato.
Raquel Brust: GIGANTO | 15 a 22 de novembro
Giganto é o projeto de instalação com fotografias hiperdimensionadas de Raquel Brust. O trabalho consiste em utilizar a arquitetura da cidade como suporte para uma exposição fotográfica que reage à paisagem e interage com o público.
A proposta é uma fotografia ativa, onde obra e espectador se confundem. Cada Giganto é único, pois o local onde será instalado inspira o tema e conduz a pesquisa pelos personagens. Diluindo barreiras entre arte, antropologia visual e intervenção urbana, o projeto propõe captar a potência dos olhares e revelar a essência dos retratados.
Neste workshop, a proposta é alterar a paisagem e inserir arte no cotidiano da cidade, democratizando o acesso à cultura. Transformar pessoas comuns em gigantos é um processo que exige intimidade e se orienta pela valorização do indivíduo, de sua identidade e de sua memória. Para aqueles que participam do processo o retorno é imediato, tanto para os participantes do workshop quanto para os que convivem com a obra. Há uma ruptura na rotina e instantes de poesia são inseridos na vida das pessoas que caminham míopes pelas ruas.
Workshop ND | 19 a 22 de novembro
A ND é uma publicação educacional, impressa e digital da NITRO. Ela representa o produto final do trabalho de oficinas de produção de conteúdo realizadas para estudantes, artistas visuais, comunicadores e profissionais ligados à imagem realizadas durante festivais de Fotografia.
A oficina proporciona aos interessados a participação em um projeto real, como uma maneira mais estimulante de aprendizado e produção de conteúdo de forma orientada. É uma oportunidade de se aprender e praticar os ensinamentos ligados ao desenvolvimento de temas, discussão de conteúdo, práticas de captação e edição de imagem, vídeo e texto e fechamento de uma publicação.
Nessa edição a cultura de rua vai ser abordada sob diversos pontos de vista. Como esquentar comida quando se vive na rua? Onde pescar um peixe em Belo Horizonte? Onde estão as principais obras de arte expostas nas ruas da cidade? Quem são os personagens que usam a rua como local de trabalho? Como puxar energia para um imóvel ocupado? Será uma mescla de “guia de serviços” com manual de sobrevivencia!
Este conceito será uma linha de pensamento para orientar a oficina e a produção de conteúdo, mas os participantes serão estimulados a proporem suas próprias pautas. O resultado final será um guia e um mapa, nas versões impressa e digital, que vão trazer todo o conteúdo pesquisado e produzido durante a oficina.
Workshop SELVASP: (( BLOCO FOTO SELVAGEM )) | 20 a 22 de Novembro
Procurando explorar e viver experiências no universo da rua, utilizando a fotografia como fio condutor para os múltiplos encontros e trocas entre pessoas e lugares, relações essas que são a força motriz do trabalho do coletivo. A proposta é atuar como um agente capaz de interagir, interferir e provocar uma cena, e não apenas observar e registrar. Os participantes da Oficina serão convidados a imergir nesse processo de criação coletiva caótica, desde as discussões prévias sobre infinitas possibilidades que a rua oferece, até o processo horizontal de edição.
BH, epicentro de cultura
Todas as artes (pintura, escultura, arquitectura, música, danza e literatura) encontram seu espaço em Belo Horizonte. A agora também a fotografía suma se á proposta da capital de Minas Gerais.
Vem pra Minas, Vem pra o Rock!
Comments